sábado, 20 de fevereiro de 2010

O CORONEL E O PEIDO

O coronel Bonifácio Gouveia era um dos homens ricos da região Central do RN, possuía uma fazenda, na época Vila de Gaspar Lopes, hoje Pedro Avelino. Sua fazenda chamava-se Bela Vista, com grande criação de gado e, miunças, e grandes safras de algodão mocó.
O coronel Bonifácio Gouveia era um homem educado, prestativo e caridoso, muito considerado em toda região.
Lá para o idos de 1897, o dito cujo coronel, foi convidado para um casamento de grande cerimônia, onde seria um dos padrinhos.
Houve a cerimônia do casamento, e todos os convidados ilustres foram para a casa grande onde aconteceria o almoço. Na sala estava uma mesa grande, composta de licores e bebidas variadas, todos tomariam uns drinques e serviriam o almoço, de galinhas e perus torrados em tachos de barro. Tinha umas quarenta pessoas ao redor da mesa, quando estavam nos brindes, uma das moças que estava ao lado do coronel Bonifácio Gouveia, deu um peido, desses de arrasar quarteirão, todos olharam para ela, com cara de desdém, o coronel vendo a moça com bastante vergonha, o coronel tomou o peido para ele, e falou:
--- Amigos peço desculpas a vocês pelo que aconteceu agora, isso só aconteceu porque sofro do intestino, e quando passo muito tempo sentado, fico com muitos gases presas, saiu sem eu querer, por isso peço mil desculpas.
Todos entenderam a situação do coronel Bonifácio Gouveia, e o desculparam.
No outro dia a moça que deu o peido, em agradecimento, mandou de presente um peru gordo para o coronel Bonifácio comer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário