sábado, 20 de fevereiro de 2010

A Balança Mimosa

Ranulfo Costa foi um dos grandes comerciantes de Pedro Avelino, fornecia mercadoria para os proprietários de terra, e no final do ano recebia em algodão.
Ranulfo comprava algodão em toda região, tinha uma balança chamada MIMOSA que era o terror dos agricultores. A balança era feita de madeira, na frente tinha um quadrado de madeira, pendurado nas correntes que era para colocar os pesos.
Quando Ranulfo chegava no caminhão, dirigido por João Bumbum, que descia a balança, os agricultores ficavam todos se tremendo com medo da tal balança.
Certo dia Ranulfo comprou algodão dos moradores da Fazenda São Pedro, e a carga vinha muito alta, colocaram MIMOSA amarrada lá em cima. Como a estrada era muito ruim, tinha muitos buracos, a balança ficava balançando, e Ranulfo dizia:
--- Cuidado João para MIMOSA não cair.
Já chegando perto do Alto da Cachorra, João Bumbum, foi livrar um jumento que estava na estrada. MIMOSA se desequilibrou caiu lá de cima, quebrou-se toda, ficou só os pedaços de tábuas espedaçadas.
Nessas alturas vinha da rua, um dos moradores da Fazenda São Pedro, Chico Zeba, viu MIMOSA toda espatifada, e saiu a galope num jumento para contar a novidade na comunidade.
Quando Chico Zeba contou o acontecido ao povo de São Pedro, todos ficaram radiantes de alegria com o fim trágico de MIMOSA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário