sábado, 20 de fevereiro de 2010

A Carona do Seu Justino


Seu Justino era conhecido por não dar carona a ninguém, todos os domingos de três horas da manhã, saía para o distrito de Baixa do meio, fazer o pagamento dos funcionários da sua fazenda Santa Helena. Na camioneta só ia ele e Mauro curto que era o motorista. Quando alguém perguntava:
--- Seu Justino, dá para me levar?
--- Não, já vai cheio.
--- Como cheio só vai o senhor e o motorista?
--- E num vai cheio, eu Mauro e eu, Mauro e eu e Mauro, eu Mauro e eu. Já está cheio não cabe mais ninguém.
Mas certo dia Cacheado que morava em córregos ficou esperando pela saída de Seu Justino na Praça do Cruzeiro, que ficava perto da casa do dono da camionete.
Seu Mauro passou e foi pegar a camionete que ficava numa garagem que ficava no centro da cidade, perto da Prefeitura.
Seu Mauro chegou e ficou esperando a saída de Seu Justino, Cacheado foi até onde estava seu Mauro, e perguntou:
--- Mauro será que seu Justino me leva até córregos?
--- Não sei, só com ele.
Apareceu Seu Justino no portão, pasta embaixo do braço, abriu a porta da camionete e entrou, Cacheado se aproximou e falou:
--- Seu Justino da para me levar até Córregos?
--- Não dá, já vai cheio.
--- Como cheio, só vai o senhor e Mauro.
--- E então, vai eu Mauro e eu, Mauro e eu, eu e Mauro. Por isso não dá, e mesmo assim eu vou para Caicó.
--- Eu também vou, tenho coisas para resolver em Caicó. Disse Cacheado.
--- De Caicó vou até Areia Branca.
--- Eu tenho uns primos que moram em Areia Branca, vou visitá-los. Disse Cacheado.
--- De Areia Branca eu vou Direto para Natal.
--- Eu também preciso ir a Natal, tenho parentes lá.
--- Em Natal eu vou passar dois dias.
--- Pronto dar certinho pra mim, que vou visitar todos os parentes. Disse Cacheado.
--- Vai sobe. Disse Seu Justino muito aborrecido.
Cacheado subiu na camionete e rumaram para Baixa do Meio, chegando em córregos Cacheado desceu e perguntou:
--- Quanto é Seu Justino?
--- Pague a Mauro.
--- Há Seu Justino, Mauro é meu amigo, a ele eu dou só um aperto de mão.
Rodeou a camionete foi até onde estava Seu Mauro deu um aperto de mão e foi embora.
Seu Justino saiu reclamando, dizia: por isso que eu não gosto de dar carona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário